C.E.E.P.Agrícola de Campo Mourão.

domingo, 19 de junho de 2016

HORTICULTURA 2º ANO

Envolve paisagismo, floricultura, silvicultura e SAFs.
O início das atividades para sequência de produção de espécies para qualquer dos conteúdos supra mencionados, tem no substrato orgânico de qualidade uma das principais referências.
Assim, uma das atividades práticas inseridas no conteúdo da disciplina é a obtenção de substrato de qualidade, que para a Instituição é obtido nos setores de compostagem, minhocário e estercos bovinos, ovinos e de aves. São materiais destinados a produção em diferentes disciplinas e que auxiliam na manutenção das diferentes propriedades do solo.
O setor de compostagem possuindo material pronto para utilização, foi o primeiro a ser trabalhado conforme mostram as fotos abaixo:




Posteriormente, foi utilizado no setor de produção de mudas de espécies arbóreas e paisagismo como pode ser visualizado nas fotos abaixo:




No setor de produção de frutas (morango em estufa) sob irrigação por gotejamento:





No setor de olerícolas:



REFERÊNCIAS
CASTELLANE, P. D. Nutrição mineral e qualidade de olerícolas folhosas. In: SÁ, M. E.; BUZZETI, S. (Coords.). Importância da adubação na qualidade dos produtos agrícolas. São Paulo: Ícone, 1994. 437 p.
FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa, MG, 2000, 402 p.

OLIVEIRA, A. M. G. et al. Compostagem caseira de lixo orgânico doméstico. Cruz das Almas: [s.n.], 2005. Circular Técnica. Embrapa, 76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário